Segundo apuramos, cresce a onda de descontentamento no seio dos camaradas na província do Zaíre, pois desde a chegada de Adriano Mendes de Carvalho para exercer as funções de governador e consequemente de 1º secretário provincial do MPLA , vários militantes veem-se impedidos no exércicio dos seus direitos estatutários para concorrer nalguns cargos quer na JMPLA, OMA e no próprio partido .
A exemplo do que aconteceu no município do Soyo onde o 2º secretário municipal do MPLA, Celestino Olo e a 1ª secretária muncipal da OMA, Estrela Domingos Chica que foram promovidos por orderns superiores numa reunião extraordinária, no entanto vive-se uma situação similiar em Mbanza Kongo – os sinais de revolta e o descontentamento dos militantes nos corredores ganham corpo porque enquanto alguns aguardam o comunicado da comissão organizadora do congresso para apresentarem as suas candiduras ao pelouro de 1º primeiro secretário provincial da JMPLA, tiveram a informação de fontes internas a confirmar que por ordens superiores já existe a candidata selecionada e eleita nos bastidores pelo governador (Primeiro secretário provincial do partido) e a comissão executiva.
De acordo com as pesquisas feitas sobre o assunto, constou-nos que a nova secretária provincial da JMPLA eleita nos bastidores antes do congreso é a jovem de nome Helena Marciano, actual namorada do senhor Garcia Vieira que exerce as funções de 2º secretário provincial do MPLA no Zaíre há anos.
A jovem Helena Marciano será recompensada pelo facto de no ano passado ter tirado a gravidez do seu namorado Garcia Viera em Luanda sob consequências funestas de saúde, todavia após a pressão familiar em fórum privado o 2º secretário do MPLA naquela circunscrição para evitar a exposição do caso ao público e um possível processo juducial que possam beliscar a sua imagem no seio do partido, enquanto peça chave na indicacção aos cargos no seio do partido e no governo local, moveu as suas influências juntos da comissão executiva e do 1º secretário provincial do partido a fim de que a jovem seja a nova secretária provincial da JMPLA antecipada podendo-se apenas aguardar o congresso para mero formalismo partidário.
Garcia Viera que é quase um 2º secretário provincial do MPLA vitalício ou inamovível, segundo a fonte não se tem memória de ter estudado e assegura o cargo com base em práticas de bruxaria. Nas circunstâncias em que fala-se sobre escolaridade , exibe um certificado do ensino médio do ex-PUNIV duvidoso que terá recebido no gabinte do antigo director pedagógico Massanga Nkanga Nicolau que por gratificação e/ou recompensa o terá proposto ao nível do partido para exercer as funções de administrador adjunto no município do Kwimba até a data da sua aposentadoria.
A fonte ainda acrescentou que os militantes do MPLA no Zaíre estão complemente agastados com a incompetência política de Adriano Mendes de Carvalho, falta-lhe espírito de liderança, trabalha na base de tanta boca e adora ser bajulado – o MPLA na província está mal e de todos os primeiros secretários provinciais que já passaram por cá nunca tivemos um chefe tão intriguista e corrupto no seio do partido como este .
Muitos militantes já pensam em abandonar as fileiras porque o partido está a morrer aos nossos olhos. Está-se a perder as peças importantes e estrategas que sempre serviram o partido de corpo e alma – Infelizmente, o Chefe Adriano Mendes não está preparado , porque para além da baixa credibilidade por parte dos zairenses ainda vivemos um momento de esgotamento e confusões internas sem precedentes, realçou.
Uma pergunta em tom de deboxe, se para o exercício dos cargos ao nível do partido depende dos favores sexuais, bajulação e familiarismo estamos a fazer o que na JMPLA ou no MPLA?
Então o camarada presidente João Lourenço veio melhorar ou corrigir o que , se até no seio do partido todas as oportunidades são direcionadas aos familares, namoradas e aos bajuladores?
O camarada Zanhoto enquanto primeiro secretário provincial da JMPLA no Zaíre foi anulado e jogado no lixo partidário antes do fim do seu mandato pelo Chefe Adriano Mendes Carvalho e o Garcia Vieira porque talvéz não tem talento de bajulação e de aplaudir o que não nos alegra na província.
Actualmente o clima de desmotivação e/ou descontentamento no seio do partido na província do Zaíre por parte dos militantes faz com que poucos camaradas se empenhem nas actvidades e a continuar-se assim os CAPs vão ficar vazios porque mesmo quando há concurso público as práticas são as mesmas, finalizou.