Segundo apuramos, os governantes angolanos, ex-governador do Zaíre/K.Norte,Sr Pedro Makita, inspector-geral da administração do estado,Sebastião D.Ngunza, actual vice-governadora pra os serviços técnicos e infraestruturas na província do Zaíre, Sra Ângela Maria Botelho de Carvalho Diogo e o Cidadão chinês Zhang Haping , proprietário e CEO da empresa Haiping internacional LDA stão envolvidos num esquema de corrupção bilionário no Zaíre.

Os envolvidos no esquema de corrupção, falsificaram as facturas das obras não feitas no valor de mais de 186 bilhões de kwanzas tenho usado a sua influência no Inspeção gela da administração do estado (IGAE) podendo validar e certificar na primeira fase uma dívida pública falsa de mais de 43 bilhões de Kwanzas .


Ademais , segundo as suas investigações confirma-se que a empresa Haiping internacional LDA nunca celebrou contratos com o governo provincial do Zaíre pra a execução das obras constantes nas facturas e/ou documentos no vídeo em anexo porque, pois a mesma empresa prestou serviços na província do Zaíre como subcontratada.

O mesmo questionou, como o IGAE valida ou certifica uma dívida pública bilionária sem que os agentes do SINSE, técnicos do IGAE a nível local e nacional confirmem a execução das mesmas no terreno?

He asked, how does IGAE validate or certify a billion-dollar public debt without SINSE agents and IGAE technicians at local and national level confirming their execution on the ground?



Jerónimo Nsisa

