MÉDICOS ANGOLANOS  BOLSEIROS EM PORTUGAL  SEM  SUBSÍDIOS E PASSAM FOME  

Partilhe e siga-nos ...

De acordo o despacho 348 assinado pela ministra da saúde de Angola,Dra.  Silvia Lutucuta aos 25 de abril de 2025, faz saber que 117 médicos foram enviados a Portugal no âmbito  do  projecto RECURSOS HUMANOS PARA COBERTURA UNIVERSAL DE SAÚDE  que visa formar 38 mil médicos em diversas especialidades  até 2028.

A  ministra,  Silvia Lutucuta e o gestor técnico do  pojecto formação saúde “ RECURSOS HUMANOS PARA COBERTURA UNIVERSAL”, Dr. Job Monteiro Jama António,  aquando da XIII edição Café da CIPRA em abril de 2024 na província de  Luanda, tinham garantido que já estava disponível  o financiamento  de 200 milhões de dólares  do BANCO MUNDIAL   e a Unidade Implementadora do Projecto criaria as condições  para capacitação e especialização dos médicos no exterior  a fim de melhorar-se a qualidade da assistência médica e medicamentosa no país.

Pasme-se que, os médicos que viajaram para Portugal  nos dias 30 de abril e 2 de maio não  receberam  os subsídios para a sua ajuda de custo durante para três (3) meses, porém no despacho assinado pelo Dr. Job Monteiro Jama António, aos 30 de abril de 2025, prometeu-se o pagamento  após 10 dias e até ao momento os bolseiros enfrentam dificuldades financeiras .

Segundo o áudio que  tivemos acesso, a médica angolana  conta as dificuldades e a  fome que  passam podendo depender da benevolência das madres e das refeições dos centros de saúde onde fazem o estágio profissional – ademais, consta-nos ainda que a Unidade Implementadora do Projecto ( UIP) reuniu os responsáveis dos subgrupos dos médicos para  informar que havia dinheiro, mas não era sufuciente para atender todos e deviam identificar os colegas em estado críticos para  priorizá-los, entretanto a proposta não mereceu a devida aceitação .

Em consequência da nossa denúncia pública  no canal do Youtube e facebook, na sexta-feira , 13 de junho, Unidade Implementadora do Projecto ( UIP) do ministério da Saúde de Angola, reuniu  novamente  com os responsáveis dos subgrupos dos médicos via  plataforma Zoom  e garantiu o pagamento dos subsídios de todos até quarta-feira,18.

A nossa redação tentou o contacto com o gestor técnico do projecto Dr. Job Monteiro Jama António e sem sucesso, mas continuaremos acompanhar o desenrolar do processo …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *