Segundo uma escala especial de permanência assinada pelo chefe de departamento Daniel Samba, Inspector de investigação criminal, confirma-se a veracidade das denúncias que chegam a nossa redação apontando o abuso de poder do Sub-comissário Abílio Buende quena qualidade de Director provincial do SIC no Sumbe, provncial de Cuanza Sul tem usado os oficiais para a guarnição da casa pessoal.
Numa clara violação da Lei n.º 6/20 de 24 de Março, LEI DE BASES SOBRE A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA POLÍCIA NACIONAL e o regulamento disciplinar do pessoal da PNA , o director Abílio Buende ao invês dos agentes, como demostração de poder escalou no mês de maio onze oficiais desde sub-inspectores, inspectores e inspectores-chefes das mais diversas áreas que compõem a direcção de investigação criminal na pronvicia de Cuanza-sul a fim de que prestem o serviço de guardas pessoais na sua casa. E a fonte confirma que a escala tem sido actualizada todos meses .
Consta-nos que o sub-inspector Catumbela Chipuco Francisco por apresentar uma reclamacão ao Director Abílio Buende, sofreu ameaças e foi transferido compulsivamente do município do Sumbe para o município do Libolo.
Uma fonte bem posicionada, fez saber que desde a chegada do sub-comissário Abílio Buende, após ter sido transferido da província de Benguela à Cuanza Sul, os efectivos do SIC vivem um carvário por conta da sua arrogância e gestão centralizada do orgão naquela parecla do território – há relatos de ter promovido o pessoal que havia trazido de Benguela sem ordem de nomeação, mas todos viram-se ser agraciados de agentes para inspectores-chefe, porém estes esquemas só existem na corporação porque a inspecção não funciona e há pagamentos de valores no RH desde as unidades até a direção nacional, lamentou
Quanto aos esquemas de saque dos cofres de estado, também o Director é acusado de ter nomeado a sua namorada Albertina Cassua como chefe de departamento de adminsitração e finanças em subsituição do intendente Bento porque o mesmo mostrava resistência para assinatura das folhas de caixa sempre que o Director quisesse fazer movimentos sem justificação convicente ou que violassem as regras de gestão orçamental vigentes na corporação. A Albertina Cassua com menos de cinco (5) anos de serviço, vive-se um momento alto na sua carreira ao conquistar um cargo que nem os que estão na corporação há 30 anos e com melhor perfil conseguem alcançar, entretanto como o amor vence tudo , sobrepôs a competência e/ou experiência do intendente Bento e os demais efectivos locais.
Em respeito ao direito de contraditório do Director, tentamos estabelecer o contacto, porém sucesso. Estaremos ao dispor para qualquer esclarecimento que for necessário.